segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Pão e Circo

Miguel Izidoro

Amigos palpiteiros,

A máxima que vigorava nos tempos do Império Romano, garantia ser fundamental que o povo, qualquer povo, deveria sempre ter pão e circo à disposição para não ter tempo de pensar e entender o que faz o governante de plantão, ficando este livre de reclamações e revoltas.

Mas está na dosagem, a "ciência" de como administrar isso.

O pão é melhor que seja dado aos poucos, desta forma ninguém pensa em mais nada, a não ser em saciar a fome.

Quanto ao circo, o ideal é tê-lo sempre em evidência, pois distrai o pensamento e deixa a patuléia entretida e sem tempo de avaliar o que se passa na realidade.

Resumindo um dos pensamentos de Maquiavel, a má notícia deve-se dar de uma só vez. A boa notícia deve-se dar aos poucos... devagar...

Iniciamos mais um ano cheio de planos e esperança, mas não devemos desviar os olhos, e o pensamento, de tudo o que ocorre com o pão e o circo que temos à disposição em nosso país.

As promessas não cumpridas pelos governos (todos!) e pelos Legisladores, não podem ser esquecidas e a sociedade deve exigir ações efetivas visando o aperfeiçoamento das Leis e a melhora das condições de vida da população.

Nada mudou na saúde, na educação, nos níveis de emprego etc etc...

Vide epidemias sem controle, filas e péssimas condições dos hospitais, Falta de remédios, descaso generalizado dos governos (todos), corrupção generalizada, deputados, senadores e ministros envolvidos com falcatruas... e a apatia geral do povo.

Estão todos entretidos com o futebol, com o BBB, com o Carnaval, com a Globo, com os temas do Fantástisco, com a vida das celebridades e otras cositas más.

Devemos relaxar sim, que ninguém é de ferro, mas não podemos ser meros expectadores das coisas de nosso país, como se nada tivesse a ver conosco. Um pouco de atenção e participação não faz mal a ninguém.

E para citar mais da história... como dizia Lord Robert Baden-Powell: "sempre alerta" galera!

Um comentário:

Anônimo disse...

E assim "Caminha Dentro", quer dizer, "Caminha a Humanidade"...
(alguém disse isso, não lembro quem!!)