segunda-feira, 26 de maio de 2008

Curto & Grosso

Sobre respeito a valores, reconhecimento e história

Emoção
Foi com muita emoção que assisti neste domingo (25/05) à despedida de Gustavo Kurten do tênis como jogador profissional, na quadra central de Roland Garros em Paris.

E percebi que não era o único nessa situação. Toda a platéia compareceu mesmo para homenagear Guga, e também estava emocionada.

Jogo, que jogo?!
O jogo em si não importava, mesmo porque Guga já de há muito não apresenta condições físicas ideais para competir no nível atual. Mas valeu pelo show de boas jogadas e pela simpatia geral.

Honra
Os franceses demonstraram sua gratidão pelos bons momentos que nosso Guga lhes proporcionou, não só pelas vezes em que lá esteve, mas pelo conjunto da obra, por ter sido um dos maiores jogadores da história do tênis mundial.

Os franceses se orgulham daquele brasileiro!

E no Brasil???
Aqui, meus amigos, o povo e as autoridades (sic) não dão a mínima para aqueles que foram idolatrados quando estavam no auge, quando estavam ganhando, mas que são rapidamente esquecidos depois.

Só olharam Guga enquanto puderam tirar algum proveito dele.

Ninguém sabe. Ninguém se importa em saber!
Por exemplo, poucos saberão responder quem é Maria Esther Bueno - só para ficar no âmbito do tênis mundial.

Tenista brilhante nos anos 1950/1960, ganhadora de 170 títulos internacionais, é reverenciada no mundo todo, e convidada anualmente pelos organizadores do Grand Slam de Wimbledon para assistir ao torneio em Londres, como homenagem pelos bons momentos quando lá esteve.

Os ingleses se orgulham daquela brasileira!

Aqui ela sequer é convidada para o chá da tarde...

Pedaço de Paris
Em Paris, Guga ganhou um pedaço de terra da quadra em que ele jogou e brilhou, como homenagem e gratidão do povo francês, na forma de um lindo troféu.

Na terra em que nasceu e vive, Guga terá o reconhecimento de poucos brasileiros - que fazem a exceção à regra, felizmente.

Quem mais se orgulhará desse brilhante brasileiro?

Cultura é tudo!
O brasileiro não quer saber da sua história, da sua cultura. É um alienado que só enxerga o momento instantâneo, e admira as celebridades da hora - vide os inúteis BBB´s da vida.

Sem passado e sem futuro
Quem não respeita o passado, e com ele não aprendeu, não haverá de ter futuro.

Eu te saúdo, Guga!
Miguel Izidoro

Nenhum comentário: