quarta-feira, 10 de outubro de 2007

PEDÁGIO JÁ!!!

Aleluia... Finalmente este Governo resolveu voltar a privatizar as Rodovias Federais!!!!

Ontem tivemos o leilão de 7 trechos de rodovias federais, totalizando cerca de 2.600 km de estradas esburacadas, sem sinalização, sem conservação, enfim, sem nada, que foram postas nas mãos da iniciativa privada, na última esperança de termos estradas dignas para transitar!!!!

Dentre os trechos privatizados, destacam-se a Rod. Fernão Dias (SP – Belo Horizonte) e a Rod. Régis Bittencourt (SP – Curitiba).
Mais de 30 empresas inscreveram-se para o leilão, porém a espanhola OHL arrematou nada menos que 5 trechos, entre os quais os dois citados acima, mais os trechos entre Curitiba e Florianópolis, a BR 116 entre Curitiba e a divisa com o RS, e o trecho do Rio de Janeiro até a divisa com o ES.
Os outros trechos foram rematados pela BRVias – BR 153 trecho paulista, e pela também espanhola Acciona – trecho da BR 393 no RJ.

A sistemática do leilão era pelo menor valor do pedágio. Assim, teremos pedágios com valores muito abaixo dos praticados atualmente, por exemplo, na Fernão Dias, o pedágio custará R$ 0,99 por praça.

A privatização das rodovias é a única saída para melhorarmos nossa malha viária... não venham me dizer que pagamos impostos e que, por isso, o governo deve cuidar das estradas... isto é “conversa pra boi dormir”...
A Régis Bittencout, que liga SR a Curitiba, foi conhecida por muitos anos como a “Rodovia da Morte” devido ao grande número de vítimas fatais em acidentes. Muito bem, o governo duplicou a rodovia no final dos anos noventa e, em seguida, abandonou a estrada... tanto que uma ponte já caiu – lembram da ponte q caiu numa noite e 2 caminhões caíram dentro do rio???? – em muitos trechos não existe sinalização de solo, as placas estão escondidas atrás do matagal, e o mais grave, o trecho de 30 km da Serra do Cafezal não foi duplicada até hoje!!!!

Se você acha que estou exagerando, de uma volta pela Rod Castelo Branco, ou pela Bandeirantes, ou ainda na Imigrantes, qualquer uma com pedágio... e depois me diga se não vale a pena!!!!!

Se para termos estradas boas para transitar dependemos de pedágio, então, QUEREMOS PEDÁGIO em todas as estradas!!!!

Meu slogan é “eu pago pedágio feliz!!!”
Abraços
Giovanno Pretto

4 comentários:

Anônimo disse...

Sem dúvida é melhor pagar pedágio e ter estradas decentes, do trafegar por barrancos asfaltados correndo risco de morte!

Porém devemos ficar atentos aos baixos valores de pedágio oferecidos pelos vencedores das licitações. De duas formas.

A primeira é: se eles melhorarem e operarem estas estradas com estes valores de padágio, então teremos que cobrar as concessionárias da Imigrantes, da Bandeirantes e da Castelo Branco para que expliquem datalhadamente o que fazem com a arrecadação atual.

Isto também inclui o Governo do Estado, que fica com parte do valor de pedágio para aplicar na melhoria (sic) das demais estradas do Estado. Se é que fazem mesmo.

A segunda é ficarmos atentos aos reajustes que serão solicitados ao Governo Federal pelos espanhóis.

Os ganhadores, e também as concessionárias atuais, justificam estes preços baixos com o argumento de que, nestas estradas em questão, o movimento é extremamente alto.

Veremos.

Miguel Izidoro

vaniengenharia disse...

bah....boa essa do leilão "menor preço" do pedágio né.... resta saber por qto tempo ficará no preço e se não se achará uma "brecha" na legislação que o mantenha nesse preço.....

grande abraço ao amigo.

Junior Vanin.(apreciador de palpites..)

Unknown disse...

estupro é cobrar quase 15 reais p ir de encantado a porto alegre naquele lixo de 386... 30 ida e volta? giovanno tu não achas que o pedagio no rs é uma merda?????

Anônimo disse...

Precisamos definir o que é público e cobram impostos para isso e o que é privado, paga-se para utilizar.A pergunta que não quer calar: por que privatiza-se milhares de km de rodovias, não constroe-se nenhuma nova e não há nenhuma menção ou movimento dentro ou fora do governo para reduzir-se o CIDE,imposto imbutido no preço dos combustíveis, IPVAS e outros criados para manutenção das mesmas, ao menos proporcionalmente aos trechos privatizados. Ou o governo não sabe fazer cálculos percentuais?